Conheça os benefícios do seguro personalizado

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 10 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 02/10/2023 | Atualizado em 05/10/2023

O seguro personalizado oferece diversos benefícios, quando você sabe escolher o plano adequado. Confira nosso post e entenda!

E se você tivesse um seguro personalizado, em que você paga uma pequena mensalidade conforme o tamanho do plano que deseja, como em uma assinatura de streaming? E se fosse como as operadoras de telefonia, que só cobram na medida de sua utilização? Em alguns casos, isso é possível!

O desenvolvimento de novas tecnologias trouxe uma série de transformações no ramo de seguros, fundamentadas pela Circular n.º 592/2019, da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). E assim surgiu o seguro personalizado.

Esqueça a associação de seguro a um produto engessado e ligado somente a uma espécie de herança para beneficiários. Abandone também a ideia de que o seguro auto é caríssimo, com seus confusos critérios de cálculo de prêmio.

Com o seguro personalizado, abre-se espaço para preços únicos aos segurados, com coberturas flexíveis e ajustáveis, segundo sua necessidade durante a vigência da apólice. E o melhor: tudo com um preço menor. Quer mais sobre o assunto? Continue com a leitura!

O que é seguro personalizado?

A ideia de ter produtos securitários customizados surgiu na esteira da Internet das Coisas (IoT) e da disseminação de sensores conectados a softwares de Big Data.

Esse tipo de tecnologia deu às seguradoras de veículos, por exemplo, a possibilidade de propor a instalação de chips nos automóveis dos segurados, a fim de coletar dados como tempo de frenagem, velocidade média, trajetos percorridos, horários e dias de uso do veículo, entre outras informações.

De posse de todo esse oceano de dados, muitas empresas de seguro auto passaram a oferecer descontos especiais na renovação da apólice dos motoristas com baixo potencial de sinistralidade.

De lá para cá, o sucesso dessa iniciativa tem sido tão grande que outros segmentos de proteção também começaram a formatar produtos personalizados.

Vamos a alguns exemplos. Já imaginou se o prêmio de sua apólice de seguro saúde fosse calculado com base em uma selfie enviada à seguradora? Em poucos minutos poderiam ser coletados dados como idade, sexo e IMC para identificar o risco. E, assim, entregar um valor justo e personalizado a cada cliente.

Pense também na possibilidade de fazer uma apólice de seguro de vida por valor ainda menor do que o atualmente praticado, simplesmente porque permitiu que dispositivos vestíveis (wearables), como relógios ou pulseiras inteligentes, pudessem coletar diversas informações. Dentre estas podemos citar:

  • batimentos cardíacos;
  • pressão sanguínea;
  • taxa de glicose;
  • colesterol.

Todo esse levantamento tem o objetivo de oferecer informações precisas para facilitar o cálculo de risco da seguradora.

O mesmo raciocínio poderia ser dito sobre a “assinatura” de um seguro residencial, com formato e preço embasados nos dados obtidos por meio de sensores instalados na residência, concorda?

Todo esse universo ajuda não somente a baratear o preço, como também a entender melhor os hábitos de vida e consumo de cada segurado.

Quais são as características do seguro personalizado?

Esse tipo de seguro se caracteriza pela adequação do produto à realidade do cliente — não o oposto, como ocorre tradicionalmente. Desse modo, é muito mais fácil as necessidades de quem contrata o plano serem atendidas. 

Outra característica é que não existe um valor mínimo a ser pago pelo seguro de vida personalizado. Afinal, a cobertura e demais particularidades dele dependem dos interesses e demandas de quem contrata o plano.

Além disso, o valor envolvido no contrato é o mesmo até o final da vigência da apólice. Isso é vantajoso por não exigir que os clientes paguem mais à medida que envelhecem, por terem maior propensão ao adoecimento. 

E já que é para personalizar, esse tipo de seguro cobre apenas acidentes e problemas de saúde que o cliente tem mais riscos de sofrer ou ser diagnosticado. Por exemplo, imagine que a sua família tem histórico de pessoas com câncer. 

Então, você tem uma maior propensão a sofrer com essa doença. Logo, faz sentido contratar um seguro de vida que cubra essa patologia para oferecer uma maior tranquilidade financeira, não é mesmo?

Qual é a importância de um seguro personalizado?

Sobre o seguro em si, é importante os segurados terem mais tranquilidade financeira e se protejam de eventualidades, que sempre podem ocorrer. Assim, quando o plano contratado é personalizado, para se adaptar às necessidades e aos interesses, a importância é ainda maior.

Isso porque os seguros tradicionais costumam oferecer planos fechados. Desse modo, o segurado pode contratar seguros com coberturas e assistências desnecessárias para as demandas existentes, por não ter uma alternativa mais alinhada. 

Consequentemente, contratar um plano que não será utilizado por completo reflete em maior gasto para o pagamento da mensalidade.

Com o seguro personalizado, isso não se torna mais um problema, já que o cliente paga apenas para custear coberturas e assistências que devem ser usadas.

Por exemplo, é mais lógico pagar um seguro que cubra uma doença cujo indivíduo tenha predisposição a desenvolver do que uma com menos risco.

Naturalmente, é possível que outro problema de saúde surja, mesmo que as chances sejam menores. No entanto, se as limitações financeiras exigirem uma escolha, esse pode ser um critério de decisão.

Quais são os benefícios do seguro personalizado?

Você pode contratar um seguro temporário on demand em momentos específicos de risco. Contudo, eles são mais comuns em seguros elementares, que são aqueles que cobrem a perda ou o dano de algum bem material, por exemplo.

Nesse cenário, o seguro personalizado representa uma verdadeira reinvenção do segmento securitário, tamanha a transformação que promove.

De repente, você tem a possibilidade de contratar um seguro com preço individualizado, duração maleável e coberturas exclusivas. Incrível, não? Assim, acompanhe os principais benefícios!

Cobertura de seguro (residencial, para celular ou acidentes pessoais) construída livremente

Ter um seguro segundo as necessidades específicas de cada segurado é benéfico, já que residências e bens passam por mudanças frequentes. Logo, essas transformações tendem a alterar as necessidades.

Custos mais baixos

Isso porque o plano se adéqua exatamente às suas necessidades, evitando cobertura de doenças ou acidentes de baixo risco para o seu perfil. 

Vigência flexível (que pode chegar até mesmo a ser de algumas horas)

Imagine que você viaje por um período para um local de risco. Na intenção de evitar acidentes e problemas de saúde, o seguro personalizado é importante. No entanto, ao voltar para casa, ele se torna dispensável.

Criação de novos formatos de proteção

É o caso do pay per use, no qual você só paga quando usar e quanto usar. Essa característica aumenta o custo-benefício envolvido na contratação, sendo também uma maneira de se adequar à necessidade circunstancial.

Sistema de descontos na renovação

Esse desconto funciona segundo o comportamento do cliente, que considera nível de saúde, expertise na condução de veículo, estado de conservação da residência etc.

Facilidade para adaptação em diferentes momentos de vida

Por ser um plano baseado nas demandas do indivíduo, ele se adapta aos diferentes momentos da sua vida. Logo, esse seguro tem maior utilidade.

Formatação segundo as disponibilidades financeiras de cada família

O seguro personalizado se alinha exatamente ao seu padrão e estilo de vida. Logo, trata-se de produtos mais democráticos. 

Mais liberdade

O seguro personalizado não limita o tipo de cobertura que você pode escolher no plano. Isso é benéfico para haver mais segurança entre cliente e a instituição financeira. E ainda, é uma estratégia que eleva a satisfação do consumidor.

 Como adquirir um seguro personalizado?

A aquisição de um seguro customizado exige uma avaliação minuciosa de suas necessidades, a fim de formatar o produto que melhor se alinhe às suas demandas reais, sem inserção de coberturas adicionais que jamais serão utilizadas.

Além disso, deve-se optar por uma seguradora que tenha flexibilidade na montagem do rol de coberturas, com tradição no mercado e rapidez no processo de liberação do capital segurado, em caso de sinistro.

Considerando que a base do seguro personalizado é justamente a tecnologia, os recursos usados pela seguradora também devem servir de base na cotação da melhor empresa que protegerá você, sua família ou seu patrimônio.

A Simple2u, uma seguradora da MAG Seguros, que pertence a um dos maiores grupos do mundo de seguro de vida e previdência privada, já saiu na frente no Brasil. Com quase 200 anos de atuação ininterrupta no Brasil, oferece seguros flexíveis e coberturas altamente diversificadas. Alguns exemplos são:

  • Seguro residencial;
  • Seguro celular;
  • Acidentes pessoais.

O que não pode faltar no seguro personalizado?

O seguro personalizado não pode faltar com assistência para que os segurados sejam atendidos em momentos de dificuldade.

Seja qual for a assistência prestada no seguro personalizado, é importante que ela ofereça exatamente as funcionalidades que o segurado pode precisar. Dessa maneira, as vantagens de contratar esse tipo de serviço são ainda maiores.

Como escolher o melhor seguro personalizado?

Confira, a seguir, algumas dicas importantes na hora de escolher o seguro que melhor atende às suas necessidades!

Analise a reputação da empresa

Essa escolha deve considerar a reputação da empresa, confiabilidade e responsabilidade. Afinal, trata-se da sua tranquilidade financeira e de seus dependentes. Logo, é importante ter cautela ao escolher a companhia responsável pelo oferecimento desse serviço.

Avalie o valor da indenização

Outro critério é o valor da indenização financeira, que deve ser suficiente para atender às suas necessidades. Então, verifique essa informação na apólice durante a contratação do serviço. 

Em alguns casos, o aporte financeiro não é integral, mas é possível optar por uma proteção extra, se desejar, para trazer ainda mais segurança. Essa adição de proteção pode ser refletida na majoração, que amplia o valor contratado, podendo levar você a recebê-lo integralmente.

Verifique a transparência nas informações

Além disso, garanta que o seguro personalizado tenha transparência nas informações fornecidas. Assim, você evita surpresas desagradáveis quanto às regras e cláusulas do contrato. E ainda, a transparência é uma forma das empresas evidenciarem ética no tratamento com os clientes. 

Logo, se isso não ocorrer, a empresa considerada para oferecer o seguro de vida pode não ser a mais indicada. Portanto, antes de assinar o contrato, fique de olho para garantir que entendeu todas as informações incluídas no documento. Se houver dúvida, questione ou repense a escolha.

Para quem o seguro personalizado é recomendado?

Esse tipo de seguro é indicado a qualquer faixa etária. Assim, cada público escolhe a cobertura conforme as necessidades, baseadas nos maiores riscos. Para tomar a decisão, é importante considerar demandas atuais e futuras.

Desse modo, você evita que o seguro se torne desatualizado ou obsoleto, por não contemplar suas necessidades. Outros critérios na formulação do seguro personalizado é considerar o seu padrão de vida.

  • Como visto, o seguro personalizado é indicado para qualquer pessoa que queira proteger a si, a família ou o patrimônio, que pode ser até um instrumento de trabalho. Afinal, ninguém está isento de ter doenças ou sofrer acidentes.

Então, entendeu como funciona o seguro personalizado e os benefícios de contratá-lo? Acesse o site da Simple2u e conheça as soluções oferecidas para as suas necessidades e os seus desejos!