O Seguro de Vida coletivo é uma modalidade de proteção financeira contratada por uma pessoa jurídica, como uma empresa, sindicato ou associação, em benefício de um grupo determinado de pessoas. Diferente das apólices individuais, ele oferece condições de negociação mais acessíveis e é uma maneira eficiente de garantir segurança para funcionários e seus entes queridos.
Também conhecido como Seguro de Vida em grupo, ele é uma forma de atrair e reter bons talentos no mercado atual, além de demonstrar que a organização valoriza o bem-estar e a tranquilidade financeira dos seus colaboradores e de suas famílias. No artigo abaixo você vai saber mais sobre esse tipo de seguro e conhecer suas vantagens, boa leitura!
O que é um Seguro de Vida coletivo?
O Seguro de Vida coletivo é uma proteção financeira contratada para um determinado grupo de pessoas, como funcionários de uma mesma empresa, associação ou sindicato. Essa companhia entra em contato com uma seguradora para definir a cobertura e o valor do seguro e, assim, oferece o benefício aos seus profissionais para maior tranquilidade financeira.
Diferente do seguro individual, em que você negocia diretamente com a seguradora, o seguro coletivo se baseia numa única apólice que engloba todos os participantes de uma só vez. Dependendo da empresa, ela custeia integralmente o valor dos prêmios dos segurados ou realiza o desconto na folha de pagamento de cada colaborador.
Aí, se ocorrer algum evento coberto pelo Seguro de Vida coletivo da empresa, o funcionário pode receber a indenização em vida (no caso de invalidez, por exemplo) ou os seus beneficiários resgatam o seguro para custear despesas como funeral, educação dos filhos, pagamento de dívidas etc.
Qual a diferença de Seguro de Vida coletivo e individual?
O Seguro de Vida individual permite uma maior personalização do que o seguro coletivo, uma vez que é o próprio segurado que define a cobertura conforme suas necessidades. Essa liberdade não existe no Seguro de Vida coletivo, pois ele costuma ter uma cobertura mais básica para atender a todos os funcionários e é contratado somente por CNPJ.
Vale apontar, ainda, que como o Seguro de Vida coletivo é negociado para um grande grupo de pessoas, isso dilui o risco e joga o preço lá embaixo quando comparado com o preço do seguro individual. Porém, a sua proteção está atrelada ao seu vínculo com a organização: se você sair do emprego, poderá perder o seguro.
Como funciona um Seguro de Vida coletivo?
O Seguro de Vida coletivo é contratado por uma empresa para oferecê-lo a um grupo de pessoas, como os funcionários da companhia. É ela quem define a cobertura e o valor da indenização para os segurados, que podem pagar via desconto em folha ou terem o seguro custeado pela própria empresa. Nesse sentido, o Seguro de Vida coletivo é mais padronizado do que um seguro individual — por exemplo, o valor da indenização geralmente segue uma fórmula fixa (como “20 vezes o seu salário”) ou um valor único para todos.
Além disso, o seguro vale apenas enquanto você trabalhar na empresa que o fornece. Por outro lado, o segurado tem a liberdade para definir a sua lista de beneficiários, ou seja, quem receberá o benefício em caso de morte.
O que é o estipulante no Seguro de Vida coletivo?
O estipulante é a pessoa jurídica — geralmente a sua empresa, sindicato, clube ou associação — que assume a responsabilidade de contratar e administrar a apólice do Seguro de Vida coletivo em nome de todo o grupo. Ele é a ponte entre você (o segurado) e a seguradora, então ele pode negociar as coberturas, discutir os valores, incluir novos funcionários no plano e retirar quem saiu da empresa. É ele também que fica responsável por recolher o pagamento de todos e repassar para a seguradora. Se houver algum problema ou necessidade de mudar o contrato, é o estipulante que defende os interesses do grupo perante a companhia de seguros.
Qual a cobertura de um Seguro de Vida coletivo?
A cobertura do Seguro de Vida coletivo depende do que a empresa negociou com a seguradora. Mas, em geral, seguros coletivos cobrem eventos como acidente de trabalho, invalidez, morte (natural ou acidental) com adiantamento por doença terminal e auxílio-funeral. Dependendo da apólice contratada, é possível contar também com assistências.
- Morte (natural ou acidental): se o segurado vier a falecer, os beneficiários recebem o valor da indenização.
- Invalidez permanente por acidente: se um acidente causar a perda definitiva do uso de algum membro ou órgão, o próprio funcionário recebe a indenização em vida.
- Invalidez funcional por doença: o segurado recebe quando uma doença impede a pessoa de viver de forma independente.
- Auxílio-funeral: cobre as despesas com o sepultamento após o falecimento do titular do seguro.
Vale lembrar que a cobertura do Seguro de Vida coletivo só vale enquanto a pessoa tiver vínculo com a empresa, e alguns permitem estender a cobertura para cônjuge e filhos.
Como o funcionário adere ao Seguro de Vida coletivo da empresa?
O Seguro de Vida coletivo pode ter adesão automática ou facultativa. No primeiro caso, no momento de admissão o funcionário é informado do benefício e forma de pagamento (se é desconto na folha, por exemplo, ou bancado pela própria empresa), além de preencher o formulário de beneficiários.
Já na admissão facultativa o funcionário deve manifestar interesse pelo Seguro de Vida coletivo e solicitar ao RH uma proposta de adesão. É aqui que você confere as coberturas disponíveis e autoriza o desconto no seu contracheque. Vale apontar que talvez seja necessário realizar uma Declaração Pessoal de Saúde (DPS) para a seguradora avaliar o risco antes de te aceitar.
Como é a alteração de beneficiários em Seguro de Vida coletivo?
É possível alterar os beneficiários do Seguro de Vida entrando em contato com o RH da sua empresa ou pelo aplicativo da própria seguradora. Você pode mudar os beneficiários a qualquer momento e escolher qualquer pessoa para receber o seu seguro. Não tem a obrigatoriedade de serem apenas herdeiros legais ou parentes de sangue.
Por que contratar um Seguro de Vida coletivo para a sua empresa?
Segundo o Guia Salarial 2024 da Robert Half, 66% das empresas oferecem Seguro de Vida no pacote de benefícios, e não é à toa: contratar um seguro para seus colaboradores é uma ótima forma de atrair e reter talentos. A tranquilidade financeira de saber que quem você ama está protegido em caso de imprevistos ajuda na produtividade e no bem-estar do ambiente de trabalho, pois mostra que a empresa se importa com seus colaboradores.
Contratar um Seguro de Vida coletivo também pode ser interessante do ponto de vista fiscal: empresas que optam pelo Lucro Real podem deduzir até 100% dos pagamentos do seguro no Imposto de Renda. Além disso, o seguro atua como uma blindagem para o negócio. Caso ocorra um acidente de trabalho ou o falecimento de um funcionário, a empresa não precisa descapitalizar seu fluxo de caixa de uma hora para outra para amparar a família ou arcar com indenizações pesadas, pois a seguradora assume esse papel.
Opções de seguros coletivos da MAG Seguros
Engana-se quem acha que Seguro de Vida coletivo é apenas para empresas de grande porte. Segundo o Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), há, aproximadamente, 4,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas no Brasil. De olho nisso, várias seguradoras, incluindo a MAG Seguros, desenvolveram soluções especiais para atender às demandas de pequenas e médias empresas. Confira nossos seguros coletivos!
Vida Empresarial
Pequenas e médias empresas podem contratar o Vida Empresarial, seguro coletivo da MAG, para proteger grupos a partir de cinco funcionários. Além das coberturas de morte e morte acidental (com adiantamento por doença terminal), é possível adicionar proteções para invalidez, despesas médico-hospitalares e odontológicas e até mesmo estender a cobertura para filho e/ou cônjuge. Dependendo do ramo de atuação da empresa, é possível contratar um plano com taxas personalizadas.
Vida em Grupo Flex
Como indica o seu nome, o Vida em Grupo Flex da MAG Seguros é uma solução flexível e altamente personalizável para pequenas e médias empresas com a partir de 10 funcionários. É possível contratar as coberturas e proteções desejadas, sem seguir módulos pré-definidos, e cobrir eventos como morte, morte acidental, Serviço de Assistência Funeral (SAF) e invalidez permanente total ou parcial por acidente com majoração, etc.
MAG Trabalhador
MAG Trabalhador é um Seguro de Vida coletivo acessível para empresas com a partir de cinco funcionários. A modalidade MAG Trabalhador Flex (para até 500 funcionários) tem como cobertura morte, morte acidental, adiantamento por doença terminal e morte acidental vítima de crime. Já o MAG Trabalhador Cotado, acima de 500 vidas protegidas ou de R$ 5 mil de fatura mensal, tem cotação personalizada.
Vida em Grupo Cotado
O seguro coletivo Vida em Grupo Cotado da MAG Seguros é voltado para empresas com 50 ou mais funcionários. Ele apresenta uma boa diversidade de opções em capital segurado, modalidades, coberturas e coberturas adicionais. Por exemplo, a opção do APP Prazo Curto é ideal para cobrir eventos como congressos e shows, por ser um seguro vigente por até 12 meses. Sua cobertura inclui morte, morte acidental e Invalidez Permanente por Acidente Majorada (IPAM).
Se proteja com os seguros coletivos da MAG Seguros
Se você está buscando proteger seu grupo de colaboradores, membros ou clientes, não deixe de conhecer os seguros coletivos da MAG Seguros. Eles atendem às necessidades específicas de cada grupo, oferecendo proteção e segurança financeira em diferentes situações. Por isso, ao escolher os seguros coletivos MAG, você opta pela proteção e tranquilidade de todo o seu grupo. Invista no bem-estar e na segurança financeira do seu grupo hoje mesmo, com a MAG Seguros.






