Curiosidades sobre seguro de vida: o que é mito e o que é verdade

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 20/02/2023 | Atualizado em 28/04/2023

Uma das curiosidades sobre seguro de vida é que ele não serve apenas como uma indenização financeira em caso de falecimento. Dependendo do plano contratado, também é possível usar o dinheiro para cobrir despesas hospitalares, em caso de acidentes ou doenças graves.

É por essa razão que incluir o seguro de vida no seu planejamento financeiro traz tantos benefícios. Afinal, mesmo se você não tiver nenhum dependente, esse suporte traz mais tranquilidade no gerenciamento das suas finanças. 

Lembre-se, imprevistos sempre podem ocorrer e exigir que você gaste mais do que o programado. Então, para entender melhor sobre o seguro de vida e como ele pode ser útil, listamos algumas curiosidades dele. Continue a leitura e saiba sobre elas!

O que é um seguro de vida?

Curiosidades sobre seguro de vida: o que é mito e o que é verdade

O seguro de vida é uma proteção financeira fornecida por uma seguradora aos beneficiários, após um contrato efetuado. Assim, é preciso pagar periodicamente uma quantia a uma instituição financeira. Por sua vez, ela paga uma indenização em circunstâncias específicas previstas no contrato, como a morte.

Afinal, mortes (naturais e acidentais), doenças e acidentes fazem parte da realidade das pessoas. Pode ser frustrante e desanimador pensar sobre isso, correto?

Mesmo assim, a existência desses imprevistos não será anulada. No entanto, contar com o seguro de vida é uma forma de minimizar as consequências dessas eventualidades.

Para que serve um seguro de vida?

O seguro de vida serve para que os beneficiários desse contrato, que pode ser o segurado ou outros dependentes, fiquem protegidos financeiramente. Por exemplo, você tem filhos menores de idade que dependem da sua renda? 

Você pode proteger as finanças deles e evitar que eles fiquem desassistidos caso faleça. Da mesma forma, profissionais autônomos podem contar com esse plano para ter uma reserva financeira e ficarem assegurados em caso de acidentes. 

Curiosidades sobre seguro: quais as principais características?

A principal característica de um seguro de vida é proteger você e a sua família diante de imprevistos. Então, esse plano consiste em um produto financeiro pensado no futuro de alguém para trazer mais estabilidade. 

Nesse sentido, o seguro pode ser pessoal, familiar, empresarial, grupal, etc. O mais indicado depende das suas necessidades, sendo que o tipo de cobertura também pode variar, e alguns atendem mais doenças que outros, por exemplo. Logo, essas particularidades devem ser consideradas no momento da escolha do tipo de seguro.

Qual é a importância de um seguro de vida?

O seguro de vida é importante por oferecer proteção econômica ao segurado e à família. Conforme mencionado, eventualidades são passíveis de ocorrer a qualquer momento, e muitas delas podem ser solucionadas ou amenizadas com auxílio de recursos financeiros. 

Por exemplo, problemas de saúde ou mesmo a morte, podem pegar as pessoas de surpresa. Naturalmente, isso pode trazer limitações no trabalho ou no orçamento doméstico. Questão ainda mais delicada para quem é provedor da família.

Então, com o valor do benefício do seguro de vida, é possível que você ou seus beneficiários se mantenham por um tempo.

Quais são os impactos do seguro para a sociedade?

A sociedade pode ser positivamente impactada com a contratação de um seguro de vida, por ter mais mecanismos para zelar pela própria segurança e da família. Ou seja, existe responsabilidade coletiva e social envolvida. 

Afinal, construir um patrimônio e ter estabilidade financeira não costuma ser uma missão simples. Logo, contar com um seguro de vida também é uma forma de diminuir os riscos dessas conquistas serem perdidas por eventualidades.

Principais curiosidades sobre seguro de vida

O seguro de vida é um assunto cercado de curiosidades e mitos. Para entender mais sobre isso e saber o que é verdade e o que é mito, continue a leitura!

Mulheres pagam menos é uma das curiosidades sobre seguro

Verdade! O público feminino costuma ter maior cuidado com a saúde. Inclusive, uma proporção de 83,2% a mais de mulheres buscaram médico em 2019. Enquanto isso, apenas 69,4% fez o mesmo. E ainda, o público masculino vive, em média, 7 anos a menos que o feminino. Os dados são do Programa Nacional de Saúde (PNS).

Diante disso, as chances das mulheres adoecerem ou terem problemas mais graves de saúde é menor. Então, pode ser interessante para as seguradoras estimularem a participação delas no seguro de vida ao oferecer descontos.

O Brasil é o país que mais contrata seguro de vida

Mito! O Japão é o país que lidera, tendo quase 90% da população interessada em contratar seguro de vida.

Os dados são da pesquisa Japan Institute of Life Insurance e eles sinalizam o maior planejamento e proteção dos japoneses. Isso principalmente pelo país já ter sofrido algumas experiências catastróficas, como abalos sísmicos e participações em guerras.

Famosos fazem seguro de partes do corpo

Verdade! Afinal, partes do corpo das estrelas podem ser o que garante as finanças de cada um. É o caso da cantora Celine Dion, que colocou um seguro na voz. Assim, se ela sofrer um acidente ou doença que a prejudique, a artista conta com um aporte financeiro.

Curiosidades sobre seguro de vida: origem é no Império Romano

Verdade! No Império Romano, era muito comum soldados lutarem contra inimigos do império. Diante disso, era natural que houvesse muitos soldados mortos ou feridos.

Assim, o imperador Júlio César ofereceu os primeiros projetos de seguro de vida, um valor para reparar o dano dos soldados. Ele foi estipulado conforme riscos estatísticos, número de mortalidade, probabilidades matemáticas, etc.

Seguro de vida é caro

Mito! O valor é estipulado conforme a cobertura do plano, que depende das necessidades de cada segurado e do padrão de vida que deseja manter. Na MAG Seguros, por exemplo, existem planos com valores a partir de R$ 50,00 mensais. 

É muito burocrático receber o valor do seguro

Mito! Em caso de falecimento, acidente ou problema de saúde dentro da cobertura do plano contratado, é muito simples receber o valor do seguro. Inclusive, normalmente nem é necessário acionar advogado ou outro profissional para isso. 

E então, o que achou de algumas curiosidades sobre seguro de vida? Como visto, existem várias ideias errôneas popularizadas, como se tratar de um plano caro ou muito burocrático. Ficar por dentro disso ajuda você a tirar melhor proveito. 

Pensando nisso, aproveite para conhecer as melhores soluções de seguro de vida da MAG. Clique abaixo e realize a simulação gratuitamente: