“O que o seguro de carro cobre?” é uma dúvida comum para quem deseja proteger seu veículo de imprevistos desagradáveis, como um acidente ou roubo. Porém, não há uma resposta certa para essa pergunta, e ela depende bastante do seu tipo de seguro.
Por exemplo, alguns serviços podem cobrir a perda de itens pessoais dentro do carro. Enquanto outras coberturas não incluem proteção de acessórios próprios do automóvel, como caixa de som ou GPS.
A seguir, explicamos o que a maioria dos seguros de carro cobre e quais surpresas inesperadas não costumam entrar na cobertura. Também se assegure de ler a apólice do seu seguro com atenção para se preparar para qualquer incidente!
O que o seguro de carro cobre?
Estes são os principais casos cobertos pelo seguro de carro, dependendo do tipo de proteção que você contrata:
- Roubo ou furto do carro: permite indenização caso o veículo seja roubado ou furtado, segundo o valor definido na apólice.
- Acidente automobilístico: protege o carro segurado de danos de acidentes, como colisões com outros veículos.
- Danos a terceiros: seguros tipo Responsabilidade Civil Facultativa (RCF) cobrem danos causados a outras pessoas em acidentes.
- Incêndio do carro: proteção em caso de danos provocados por fogo, como acidentes ou incêndios espontâneos.
- Desastres naturais: indenização devido a fenômenos naturais, como enchentes, queda de árvores, raios etc.
- Perda total do veículo: dependendo da apólice, a seguradora pode pagar o valor integral do carro quando há danos superiores a 75% do seu valor.
- Danos a vidros, faróis e retrovisores: a cobertura para reparo ou substituição de peças como para-brisas, janelas e espelhos laterais pode ser opcional.
- Assistência 24 horas: essa opção de cobertura oferece suporte em emergências, como reboque, troca de pneus e socorro mecânico.
- Carro reserva: disponibiliza um carro temporário quando o veículo segurado estiver em reparo devido a um sinistro.
O que o seguro de carro não cobre?
1. Assistência médica no caso de acidente automobilístico
Embora o seguro de carro proteja o veículo em situações como colisões e furtos, ele não cobre despesas médicas do condutor em caso de acidente.
Por isso, é importante ter um Seguro de Vida ou coberturas que podem ser usadas em vida, como DIT (Diária por Incapacidade Temporária) e DIH (Diária de Internação Hospitalar), para não se comprometer financeiramente em um imprevisto do tipo.
2. Habilitação vencida ou inexistente
Dirigir com a habilitação vencida ou sem a CNH invalida a cobertura do seguro justamente por essa ser uma conduta ilegal. O motorista deve seguir as leis de trânsito, porque a seguradora não se responsabiliza por sinistros ocorridos de forma irregular.
3. Condução sob efeito de álcool ou drogas
Acidentes provocados com o veículo sob o efeito de álcool ou drogas são uma infração grave, de forma que não são cobertos pelo seguro.
O uso do carro para atividades ilícitas, como competições de velocidade, também anula a proteção da seguradora.
4. Itens pessoais dentro do veículo
O seguro do carro não costuma se responsabilizar por itens pessoais no caso de furto, roubo e outros imprevistos, então vale a pena proteger posses como celulares, notebooks, bolsas e outros itens de valor com um seguro próprio. Você pode simular um seguro para o seu celular na Simple2u e descobrir como é fácil proteger seus itens pessoais.
5. Acessórios do carro
A apólice mais básica dos seguros de carro não cobre acessórios como sistema de som, rodas esportivas, alarmes, entre outros. Para proteger acessórios e itens adicionais do veículo, é necessário contratar coberturas adicionais.
Faça a melhor decisão para a sua segurança e tenha proteção para a sua saúde no caso de acidentes de carro! Simule um seguro de vida na MAG Seguros e garanta um futuro tranquilo para você!