Seguro de vida: tudo que você precisa saber

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 18 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 16/04/2020 | Atualizado em 22/12/2022

Você concorda que a vida é cheia de imprevistos? Para mitigar alguns é que existe o seguro de vida!

Embora os diferentes cursos da vida tragam possibilidades, também são sinônimo de preocupações… Entre elas, estão aquelas que são inúteis com relação ao futuro, já que fogem ao seu controle.

E se te disséssemos que é possível substituir a preocupação pela ocupação? A diferença entre elas é básica: na primeira, você emprega sua energia no que ela não pode ser aproveitada; na segunda, no que pode.

Ocupar-se quer dizer cuidar do presente para construir um futuro melhor. Com certeza, são muitas as perguntas que você pode se fazer hoje, tendo como horizonte o futuro que deseja para si e aqueles que ama. E é aí que entra o seguro de vida.

Por exemplo: como manter minha família protegida sempre? Como garantir o seu padrão de vida? Como assegurar que tenha recursos para lidar com possíveis adversidades que surjam no caminho?

É claro, não há uma resposta única para cada uma dessas perguntas. Mas você já parou para pensar que um seguro de vida é abrangente o bastante para garantir tudo isso de alguma forma?

Talvez você pense algo do tipo “sou muito jovem para pensar nisso, ou “pra quê um seguro de vida se tenho saúde?”.

Saiba que a recomendação para buscar a cobertura de um seguro de vida não é pensar no pior. Pelo contrário! Buscar segurança hoje te dá liberdade e tranquilidade para viver à espera do melhor sempre!

Para você, que talvez tenha esses questionamentos, mas não sabe como um seguro de vida pode respondê-los, preparamos este post com tudo o que você precisa saber antes de contratar um. Vamos lá?

Quer saber qual é o seguro de vida ideal para você? Simule agora e contrate online!

O que é um seguro de vida?

Um seguro de vida é um contrato que você realiza junto a uma seguradora de qualidade e que garante que seus familiares ou dependentes recebam uma cobertura financeira caso algo aconteça com você. Nesse caso, as pessoas que recebem os recursos são chamadas de beneficiários.

Em outras situações, o seguro de vida também pode ser usado em vida, caso você esteja em condições que o impeçam de trabalhar, por exemplo.

Para ter essa proteção, é necessário firmar uma apólice, na qual você decide qual é o valor desejado e quais cobertura precisa. Feito isso, você deverá fazer um pagamento mensal para garantir que, quando acontecer algo que você previu no contrato, você receberá o dinheiro se necessário.

Também é possível modificar a cobertura, de modo a personalizar esse serviço em função das suas necessidades.

Por que contratar um seguro de vida?

Em vez de encarar essa contratação como algo supérfluo, pense no seguro de vida como um meio efetivo e vantajoso para ter uma maior qualidade de vida, em qualquer hipótese, um investimento na sua segurança financeira. Para deixar clara a sua importância, confira agora os benefícios do seguro de vida!

Segurança

Seja para a família ou para o contratante, o seguro de vida é uma forma indispensável de proteção financeira, porque garante a seus dependentes e outros entes queridos os recursos necessários em um momento de necessidade imprevista.

Personalização

Outra possibilidade interessante do seguro de vida é que ele pode ser personalizado. Você pode escolher qualquer pessoa que desejar como beneficiária, sem se ater a leis específicas sobre a herança.

Além disso, dá para escolher a cobertura e o valor mais indicados para você. Isso impede que a contratação seja cara ou complicada. Em vez disso, ela é específica para atender às suas necessidades.

Recebimento do valor sem burocracia

Uma vez que o seguro de vida seja acionado, o normal é que ele não seja burocrático. Depois que você envia os documentos que comprovam o que ocorreu, a seguradora faz a devida avaliação e os recursos são liberados rapidamente. Os beneficiários, por exemplo, não precisam esperar inventário ou partilha de bens, que podem ser bastante demorados.

Além disso, o seguro de vida é isento de Imposto de Renda, o que evita complicações na hora de declará-lo, por exemplo.

Quais os benefícios garantidos para quem o contrata?

Além dos já citados, um dos principais benefícios do seguro de vida garantidos para o contratante é que você vai receber os recursos nas situações estabelecidas pela apólice. Caso nenhum aspecto seja descumprido, a liberação do dinheiro acontece normalmente.

Também há como garantia o fato de que só aqueles colocados por você como seus beneficiários poderão receber o dinheiro, e mais ninguém. Como o seguro de vida nada tem a ver com partilha de herança, ninguém, exceto as pessoas escolhidas por você, podem solicitar e receber o dinheiro.

Outro benefício é que normalmente não há carência a partir da contratação de um seguro de vida. Quer dizer: a partir do momento em que você paga, a cobertura já está valendo. Isso é especialmente importante para garantir o máximo de proteção!

Quais os tipos de cobertura existentes?

Na hora de fazer um seguro de vida, você vai se deparar com diferentes possibilidades de cobertura. Aquela em caso de falecimento é a básica, e nenhum plano pode ser contratado sem incluí-la.

Nesse caso, dá para incluir tanto o morte natural quanto o por acidente, e ainda destinar valores diferentes a cada cobertura.

Para quem quer ainda mais segurança, há opções mais específicas, como:

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)

Para qualquer tipo de acidente que gere invalidez parcial ou total, de maneira definitiva. É o caso de um acidente de trabalho, que comprometa certos movimentos, por exemplo.

Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA)

Essa cobertura existe para quem está sujeito a muitos acidentes que podem causar invalidez permanente. Uma situação na qual a pessoa fica dependente de alguém até para se locomover.

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD)

Neste cobertura, a pessoa fica protegida contra a invalidez funcional permanente total, em caso de doença.

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação (IFPDA)

Algumas enfermidades mais graves também podem impedir o segurado de trabalhar ou gerar dificuldades para a manutenção financeira da família. Sendo assim, a cobertura em caso de doença.

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente com Majoração (IPAM)

Ao sofrer um acidente que cause perda parcial ou total de membro ou órgão, o segurado receberá indenização, caso não seja mais capaz de realizar sua antiga atividade profissional.

Despesas médicas e hospitalares

As despesas médicas para tratamento em caso de acidente ou doença costumam ser muito pesadas para o orçamento. Sendo assim, esta cobertura ajuda a garantir que os valores serão cobertos, dentro do limite da apólice, sem maiores preocupações.

Como escolher um seguro de vida?

Como as coberturas oferecem diversas possibilidades, é especialmente recomendado escolher um plano de acordo com as suas demandas pessoais. Nesse caso, é necessário considerar quais são os riscos a que você está mais exposto em sua vida e quais são os pontos que merecem mais atenção.

Caso você realize um trabalho que envolva algum tipo de risco direto (por exemplo, contato com substâncias radioativas ou inflamáveis), é importante pensar tanto na cobertura de morte por acidente como também naquelas relacionadas à invalidez permanente ou temporária por possíveis acidentes.

Já se você tiver um histórico de doenças graves na família (como de câncer ou doenças degenerativas, por exemplo), vale incluir esta cobertura no seu plano.

Esse tipo de decisão precisa ser tomada pensando no seu futuro e também no futuro de quem depende de você. É esse tipo de ação que vai garantir a completa proteção e o recebimento do valor proposto na apólice, sem surpresas desagradáveis.

Qual a idade ideal para contratar um seguro de vida?

Conforme a idade avança, as chances de falecimento do contratante de um seguro de vida aumentam, assim como a iminência do pagamento pela seguradora.

Se uma pessoa de 90 anos pudesse contratar um seguro de vida sem carência, por exemplo, seria possível que ela pagasse apenas algumas parcelas até que o benefício tivesse que ser pago. Isso, inclusive, poderia levar a fraudes deliberadas do sistema.

Justamente para evitar esse tipo de ação é que os seguros de vida possuem um limite de idade. É comum que algumas coberturas já não estejam disponíveis a partir dos 70 anos, e, depois dos 70, o processo fica mais complexo.

Ao mesmo tempo, quanto mais cedo você contrata um seguro, menor é o valor que precisará pagar, pois menor é o risco de falecimento. Sendo assim, vale a pena refletir sobre a idade ideal para contratação.

Contratar aos 40 anos, por exemplo, é bem mais vantajoso do que contratar aos 50 ou 55. Da mesma forma, contratar aos 30 é mais benéfico do que aos 40, e assim por diante.

Dessa forma, a idade ideal para contratar o seu seguro de vida é o mais cedo possível! É bom lembrar que quanto mais jovem, menos dinheiro você tem guardado. Por isso se acontecer uma emergência é mais difícil de você enfrentá-la financeiramente.

Se você já não tem mais dúvidas do quão imprescindível é o seguro de vida, é importante buscar a contratação o quanto antes, já que seus riscos de falecer serão menores, assim como o valor que terá que pagar.

Além disso, fazer um seguro de vida o quanto antes garante que você esteja protegido por um período bem maior da sua vida, diminuindo o impacto que imprevistos podem ter em seu cotidiano.

Quais as outras coberturas disponíveis?

Além das coberturas já mostradas, o seguro de vida também pode oferecer outras possibilidades na contratação, como é o caso de seguro de acidente pessoal, familiar ou individual. Entenda cada um:

Seguro de acidente pessoal

Esse tipo de cobertura é voltado para quando o segurado tem algum tipo de acidente fora do ambiente de trabalho. Pode ser tanto um acidente que o deixe incapacitado, como um acidente que leve ao seu falecimento.

Com esta cobertura, há ainda mais segurança para evitar que a família fique desprotegida em um momento de necessidade.

Seguro de acidente individual

O seguro de acidente individual tem com principal objetivo proteger o segurado, de maneira completamente individual. Assim, caso o segurado sofra um acidente com a família, por exemplo, somente ele fica protegido pela cobertura da apólice.

Claro, esta é uma opção geralmente recomendada apenas para quem é solteiro e não possui dependentes.

Seguro de acidente familiar

O seguro de acidente familiar, por sua vez, serve para proteger toda a família contra situações imprevistas. Esse tipo de seguro, em geral, estende a cobertura tanto ao titular como também ao cônjuge e aos filhos, desde que eles tenham até 24 anos.

O que é a apólice do seguro de vida?

apólice de seguro de vida corresponde ao contrato firmado entre a seguradora e o titular. Esse é o documento mais importante quando se fala na contratação deste tipo de seguro e nele serão definidas todas as condições relacionadas ao pagamento do benefício.

Uma vez que o contrato seja assinado, ele não pode ser modificada, ou seja, se você concordar com os termos do seguro, só poderá modificá-los fazendo uma nova apólice. Esse documento é responsável pela segurança tanto de quem contrata, como também da seguradora que oferece essa proteção.

A apólice é firmada mediante uma análise dos riscos que o segurado oferece para o negócio. Dependendo das condições, como a idade, a proposta pode ser aceita ou recusada. Em caso de aceite, o contrato é firmado de maneira definitiva.

Quais os itens presentes no contrato?

Outro ponto importante consiste em compreender quais são os itens presentes no contrato para ter uma ideia mais completa sobre o que envolve contratar um seguro de vida. No geral, os itens mais importantes incluem:

Valor da apólice

O valor da apólice ou do capital segurado corresponde ao valor que será recebido pelos beneficiários do seguro de vida no caso de ele ser acionado. Este valor pode ser fixo da seguradora ou definido de maneira personalizada.

Valor do prêmio

O valor do prêmio corresponde à prestação mensal que deve ser paga pelo titular do seguro. Em geral, o prêmio aumenta à proporção do risco que a seguradora tenha que pagar o valor contratado.

Perfil do titular

Para fazer uma análise de risco, a seguradora coleta informações para montar um perfil do titular. Nesse caso, são feitas perguntas sobre estilo de vida, hábitos do cotidiano e problemas de saúde. Assim, é mais fácil definir quais as doenças preexistentes à contratação e qual é o seu risco para a saúde do segurado.

Coberturas

As coberturas indicam em quais casos os valores serão pagos e definem, também, quais são os valores para cada situação. Além disso, essa parte serve para determinar quais são as condições para que o pagamento seja realizado e quais são excludentes.

Quer saber mais sobre coberturas? Entenda para que servem.

Beneficiários

Outra parte muito importante de uma apólice é a definição dos beneficiários. Ela é feita pelo titular e não precisa incluir, necessariamente, o cônjuge e/ou os filhos.

Porém, é importante notar que, em caso de falecimento, os beneficiários estabelecidos do contrato serão os que vão receber o dinheiro, independentemente de uma possível mudança de vontade.

Sendo assim, é importante garantir que os beneficiários estejam sempre atualizados no menor período de tempo possível, o que garante que, em qualquer eventualidade, as pessoas certas recebam o dinheiro.

Cancelamento da apólice

Além disso, são definidas as condições que permitem o cancelamento da apólice tanto por parte do titular quanto da seguradora. Assim, são estabelecidos prazos para o cancelamento e também razões que podem levar ao encerramento do contrato por parte da seguradora.

Quais cuidados tomar ao contratar um seguro de vida?

O maior cuidado a ser tomado na hora de contratar um seguro de vida é escolher uma boa seguradora. Como, na maioria das vezes, o processo acontece sem que você esteja presente para resolver as questões, é fundamental que a empresa escolhida seja de inteira confiança.

Somente assim você poderá garantir que os seus beneficiários não tenham maiores dificuldades em receber o valor contratado. Além disso, fazer uma boa escolha evita fraudes e outros problemas.

Outro cuidado importante é definir adequadamente as condições do seguro. Em primeiro lugar, é preciso escolher corretamente quais são as coberturas necessárias de acordo com a sua realidade.

Depois disso, é fundamental escolher o valor mais indicado. Para tanto, você deve calcular com o quanto contribui para os seus beneficiários e qual é o valor mais indicado para garantir tranquilidade para que eles possam se estabelecer.

Se você garante um padrão de vida de R$ 5 mil para a sua família e deseja que, em caso de falecimento, eles possam ter segurança por 10 anos, o valor mínimo da sua apólice tem que ser de R$ 600 mil.

Na hora da contratação também é fundamental ser completamente honesto ao responder às perguntas em relação ao seu perfil de saúde. Do contrário, na hora de acionar o seguro, a seguradora pode considerar que você fraudou o sistema e se negar a oferecer os recursos que seriam de direito.

Quanto aos valores, é necessário que escolher um prêmio que caiba no seu bolso. Não adianta ter um seguro completo e de alto valor se você não vai conseguir bancá-lo, pois a falta de pagamento pode desobrigar a seguradora de realizar a concessão do valor para os beneficiários.

Qual o custo-benefício?

Por falar em caber no bolso, não é incomum avaliar o seguro de vida diante da perspectiva financeira. Em uma análise inicial e mais rasa, dá para encará-lo como sendo um luxo no orçamento.

Porém, a verdade é que ele é muito mais do que isso, em razão de seu custo-benefício. Em primeiro lugar, não dá para saber o que vai acontecer no futuro. Sendo assim, contratar esse serviço é uma forma de diminuir os riscos em relação à sua vida e se precaver em várias outras situações.

Em segundo lugar, sem um seguro de vida, sua família pode ficar em dificuldades. No caso de falecimento, ela pode perder o padrão de vida sem algum tipo de auxílio. Com o seguro, por outro lado, dá para garantir que todos fiquem protegidos.

Você deve levar em conta ainda que pode personalizar a apólice para acompanhar suas necessidades. Isso traz ainda mais conforto e segurança!
Em resumo, a contratação de um seguro de vida oferece mais do que dinheiro — oferece tranquilidade e confiança no futuro. Isso eleva em muito o custo-benefício deste serviço, o que quer dizer que ele pode ser mais caro que outros seguros de maneira geral, dependendo do que for contratado. Mas o que pode ser mais importante do que a sua vida e a proteção de quem você ama?

Para saber de verdade quanto custa um seguro para você, faça uma cotação. Você pode se surpreender.

Quais os critérios para escolher a seguradora ideal?

Já que a escolha da seguradora é assim tão importante para garantir que os beneficiários recebam o que é de direito, você deve levar alguns pontos em consideração na hora da contratação.

Pode parecer atrativo escolher a seguradora que oferece o prêmio mais barato, mas, na verdade, isso pode colocar em risco o custo-benefício da apólice. Por isso, considere três fatores principais:

Experiência de mercado

Quanto mais tempo de mercado uma seguradora tiver, maior é a segurança que ela pode oferecer. Por isso, busque uma empresa que uma trajetória consolidada na oferta de seguros de vida. Isso significa solidez e mais segurança de que, no futuro, ela estará ao seu lado!

Condições do seguro

As condições oferecidas no seguro de vida, em geral, variam de uma seguradora para outra. Enquanto os bancos fornecem opções mais limitadas e nem sempre tão vantajosas, empresas especializadas nesse serviço tem uma abordagem completa e a experiência de mercado, um valor incomparável na hora da sua escolha.

Assim, busque conhecer a fundo as condições oferecidas para eleger aquela que realmente atenderá suas necessidades.

Indicações de outras pessoas

Ter como referência a experiência de outras pessoas também é vital quando você deseja contratar uma seguradora.

Embora experiências positivas não sejam garantias de que tudo ocorrerá bem para você, é muito melhor confiar em uma seguradora com ótimas indicações, já que suas chances de ficar satisfeito e protegido são maiores.

Antes de contratar um seguro de vida, é fundamental olhar para as suas necessidades e compreender que tipo de cobertura é mais importante para você.

Além disso, é necessário definir condições na apólice, como o valor a ser recebido, o valor do prêmio e os beneficiários. E lembre-se: escolher uma boa seguradora faz toda a diferença!

Diante disso, é possível aproveitar vantagens do seguro de vida, que vão desde a tranquilidade até a proteção total dos seus beneficiários, elevando o custo-benefício desse tipo de contratação.

Agora você já sabe que o seguro de vida é um dos jeitos certos para cuidar de você e da sua família! Para ficar por dentro de mais conteúdos importantes, siga-nos pelo FacebookInstagram e Youtube!seguro ideal