Contratar um seguro é um processo que demanda pesquisa e conhecimento das empresas mais confiáveis do mercado. Na busca por um seguro de vida para quem tem câncer, a escolha deve ser ainda mais cuidadosa.
Afinal, nem todas as empresas oferecem produtos para pessoas com essa condição de saúde. Por isso, além de preferir uma seguradora com tradição e bons serviços, é preciso levar em conta outros fatores associados. Como os riscos excluídos, as coberturas específicas e as exigências gerais de cada empresa.
Pensando nisso, preparamos este post para você entender melhor quais os pontos mais importantes a considerar na hora de contratar um seguro de vida para pessoas com câncer. Boa leitura!
O que é e como funciona o seguro de vida?
Em linhas gerais, o seguro de vida é a formalização de um contrato entre uma seguradora e um segurado que prevê o pagamento de uma indenização caso alguns dos eventos descritos na apólice efetivamente aconteçam.
Em caso de morte do titular de um seguro de vida, a indenização é repassada aos beneficiários indicados. E pode ser qualquer pessoa que ele escolher. Se nenhum beneficiário for listado, os dependentes legais é que recebem os valores.
Nesse sentido, a proteção do seguro de vida garante o conforto financeiro e agrega valor aos envolvidos. Tanto individualmente como em relação à estrutura familiar.
Para aqueles que lidam com doenças graves, como o câncer, essa apólice dará um pouco mais de tranquilidade ao segurado. O que, inclusive, pode ser um fator de motivação para lidar com o tratamento.
De acordo com as informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos para o triênio 2023-2025 é de 704 mil. Por isso, todo cuidado é pouco com a doença, que pode deixar uma família financeiramente desamparada.
Seguro de vida para quem tem câncer vs que cobre câncer
Antes de nos aprofundarmos no assunto principal desse artigo, é importante deixar clara a diferença entre um seguro de vida para quem tem câncer e um seguro de vida que cobre câncer.
No primeiro caso, a cobertura é oferecida a pessoas que já têm o diagnóstico da doença, respeitando as regras de contratação.
Já no segundo, trata-se do seguro Doenças Graves, que é aquele que o segurado contrata quando ainda não tem nenhum problema de saúde. Afinal, para muitas seguradoras as doenças preexistentes são consideradas riscos excluídos.
Nesse caso, na MAG Seguros, o pagamento da indenização é feito quando o segurado recebe o diagnóstico da doença. O benefício é pago de acordo com a gravidade do caso, e a cobertura engloba diversos tipos de câncer.
O que são os riscos excluídos?
Os riscos excluídos são aquelas situações que o seguro não cobre. Portanto, elas devem estar devidamente informadas na apólice. Assim, nela também estão descritas as coberturas previstas e as condições necessárias para o direito à indenização.
Por se tratar de uma doença crônica, quem planeja contratar um seguro de vida precisa ter muita atenção à parte que lista os riscos excluídos no contrato.
Nesse contexto, leia e releia a apólice com atenção antes de assinar, além de manter uma cópia consigo. De preferência, em um local que você, seus familiares e pessoas de confiança tenham fácil acesso.
Esses cuidados são relevantes porque a apólice define aspectos como o papel da seguradora e do segurado, além de informações sobre o resgaste da indenização.
As cláusulas relacionadas aos riscos excluídos costumam aparecer nas últimas páginas de cada contrato e devem ser analisadas com muita atenção. Além disso, caso não estejam suficientemente claras, o cliente deve solicitar informações extras.
Os riscos excluídos mais comuns são:
- suicídio (dentro de um prazo de carência definido pela seguradora);
- doenças preexistentes que não foram informadas no momento da declaração de saúde;
- utilização de material nuclear, acidentes nucleares e similares;
- prática de atos ilícitos dolosos que tenham resultado na morte do segurado;
- envolvimento em rebeliões, tumultos e operações de guerra.
Vale destacar que muitas seguradoras nem aceitam firmar contrato com pessoas que tenham doenças preexistentes ou crônicas, como câncer ou diabetes, por exemplo. Contudo, empresas como a MAG Seguros oferecem uma cobertura mais abrangente e inclusiva.
Como funciona o seguro de vida para quem tem câncer?
Como mencionamos, a MAG Seguros criou um seguro de vida bastante inclusivo, com foco em pessoas com doenças crônicas.
Nesse sentido, além do câncer, esse produto também é indicado para quem tem hipertensão, obesidade, doença cardiovascular, é HIV positivo, entre outras.
Em relação ao câncer, o seguro cobre as modalidades de câncer de mama, de pele não melanoma e próstata. Para essa solução, a MAG oferece cobertura de:
- Morte Qualquer Causa (MQC) + adiantamento por doença terminal (ADT);
- ou Morte Acidental (MAC).
É importante notar que essas coberturas são válidas para clientes com um estilo de vida saudável e que tenham a doença controlada no momento de assinatura do contrato.
O seguro da MAG ainda oferece algumas possibilidades de coberturas adicionais, que englobam:
- Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA);
- Seguro de Assistência Funeral (SAF);
- Serviços Assistenciais (Pet, Residencial, Saúde Diabetes e Saúde).
Como escolher um seguro de vida confiável?
O seguro de vida confiável é aquele de uma empresa habilitada para lidar com enfermidades graves, como o câncer. Além disso, você precisa de um parceiro que compreenda que a apólice é sinônimo de proteção financeira para quem você ama.
A MAG Seguros é a seguradora especializada em vida e previdência do Grupo Mongeral Aegon, que já conta com mais de 185 anos de atuação ininterrupta no Brasil. O propósito é fornecer soluções de proteção individual durante toda a jornada dos clientes.
Oferecemos produtos completos e flexíveis, tanto em seguros de vida como em serviços de previdência. É por isso que conseguimos atender às preferências de nossos segurados e garantir o amparo que eles precisam em momentos complicados.
Como você viu no artigo, contratar um seguro de vida para quem tem câncer é uma tarefa que considera diversos critérios.
Escolher uma empresa de boa reputação no mercado, analisar as coberturas e os riscos excluídos são alguns dos pontos que não podem ser deixados de lado. Uma boa ideia é buscar seguradoras que oferecem simulações em seu site.
Falando nisso, aproveite para visitar a nossa página e simular o seguro de vida ideal para você!