O que é e como funciona a declaração pré-preenchida do IR
Publicado em: 11/02/20269 minsÚltima modificação em: 06/02/2026

Educação Financeira

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda vale a pena?

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda pode facilitar a entrega do formulário à Receita, mas demanda cautela para evitar dados incorretos.

Você se pergunta se vale a pena utilizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda? Disponível para quem tem conta gov.br nível prata e ouro, essa modalidade resgata dados de anos anteriores, carnê-leão e informes de rendimentos a fim de agilizar a entrega do documento, além de conceder prioridade no recebimento da restituição de Imposto de Renda.

Apesar de parecer a solução definitiva para a tarefa chata de reunir anualmente todos os seus recibos e informes de rendimento, o sistema não é infalível e pode apresentar lacunas, especialmente nos primeiros dias do prazo de entrega. Entenda a seguir o passo a passo para fazer a declaração pré-preenchida e como resolver alguns dos erros que ela pode apresentar.

O que é declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida disponibiliza o formulário do Imposto de Renda já com parte das informações necessárias nos seus respectivos campos. A Receita Federal cruza dados de diferentes bases, como da declaração anterior, do carnê-leão e de outras declarações, para incluir números referentes a rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais.

O que vem na declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida já vem com informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Dados de dependentes podem ser incluídos caso o titular tenha uma procuração digital.

Como funciona a declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida já vem com várias informações porque a Receita Federal importa dados de diferentes bases, como da declaração do ano anterior do contribuinte, de informações declaradas no carnê-leão, de relatórios de fontes pagadoras, de imobiliárias e de prestadores de serviços de saúde.

Ou seja, os dados na declaração pré-preenchida estão ali apenas porque foram enviados por outras fontes, então há a possibilidade de que nem todas as informações apareçam na hora de fazer a sua declaração — ainda mais se for nos primeiros dias de entrega. Também é importante lembrar que isso não significa que os dados da declaração pré-preenchida estão corretos, portanto, verifique tudo antes de finalizar o formulário.

Qual a diferença na declaração pré-preenchida?

A principal diferença da declaração pré-preenchida é que ela reúne automaticamente vários dados do contribuinte, como rendimentos e despesas dedutíveis, por meio do cruzamento de dados de empresas e serviços. Isso ajuda a completar a declaração do Imposto de Renda mais rápido do que preenchendo todas as informações manualmente, além de diminuir a chance de omitir algo ou entregar algum dado incorreto — um dos motivos mais comuns para cair na malha fina.

A declaração pré-preenchida também se diferencia por demandar um certificado digital e conta gov.br nível prata ou ouro, enquanto a declaração completa pode ser feita com uma conta gov.br de nível bronze ou apenas com o número do CPF e recibos de entregas anteriores.

Fazer a declaração pré-preenchida vale a pena?

A declaração pré-preenchida vale a pena dependendo do perfil do contribuinte. Quem é mais organizado e vai reunindo os documentos do Imposto de Renda ao longo do ano pode achar mais fácil fazer a declaração completa “à mão”, enquanto pessoas com muitas despesas e fontes de renda podem achar mais vantajoso realizar a declaração pré-preenchida para economizar tempo — ainda assim, é obrigatório revisar todas as informações fornecidas no formulário.

Posso confiar na declaração pré-preenchida?

A própria Receita Federal orienta revisar todas as informações fornecidas pela declaração pré-preenchida, então não é recomendado confiar nela cegamente porque os dados prestadas pelas instituições financeiras, planos de saúde, empregadores etc. podem estar incorretos. Caso o contribuinte informe alguma informação erradamente por conta da declaração pré-preenchida, a responsabilidade é exclusivamente dele caso a declaração caia na malha fina.

Por isso, tudo bem usar a declaração pré-preenchida para dar um pontapé no formulário, mas você deve incluir quaisquer dados que ficaram de fora e verificar a integridade de todas as informações fornecidas.

Como fazer a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida?

Passo a passo para fazer a declaração pré-preenchida:

  1. Antes de tudo, verifique se sua conta gov.br é nível prata ou ouro para ter acesso à declaração pré-preenchida;
  2. Acesse o site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br/portalmir);
  3. Faça login na sua conta gov.br;
  4. Selecione o ano desejado para entregar a declaração;
  5. Na página seguinte, aparecerão as opções “Declaração Em Branco” e “Declaração Pré-Preenchida”, informando quantos dados foram resgatados já;
  6. Selecione a opção “Iniciar Pré-preenchida” para acessar o documento com os campos informados.

Como acessar a declaração pré-preenchida?

Como consultar a declaração pré-preenchida:

  1. Acesse o site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br/portalmir);
  2. Faça login na sua conta gov.br nível prata ou ouro;
  3. Selecione a declaração de qual ano que deseja acessar;
  4. Na página seguinte, escolha a opção “Declaração Pré-Preenchida”, que já mostra quantos dados foram resgatados;
  5. Selecione a opção “Iniciar Pré-preenchida” para acessar o documento com os campos informados.

Como abrir a declaração pré-preenchida pelo celular?

  1. Baixa o aplicativo Receita Federal no seu celular Android ou iPhone;
  2. Selecione a opção “Entrar com gov.br” na página inicial do aplicativo;
  3. Na página seguinte, insira as suas credenciais para acessar conta do governo;
  4. Na lista de serviços que aparece, escolha a opção “Meu Imposto de Renda”;
  5. Na seção “Declarações do IRPF”, toque sobre o ano-calendário correspondente;
  6. Depois toque em “Preencher Declaração” e escolha a opção “Pré-Preenchida”.

Como saber se minha declaração foi pré-preenchida?

É possível confirmar se o programa da Receita Federal lhe forneceu a declaração pré-preenchida verificando se alguns campos do formulário já contêm informações, antes de você iniciar o preenchimento. Vale lembrar que é necessário assinalar a opção “declaração pré-preenchida” antes de abrir o formulário do Imposto de Renda.

O que fazer com declaração pré-preenchida com erro?

Problemas na declaração pré-preenchida podem acontecer por conta dos dados informados por terceiros, que são utilizados pela Receita Federal para completar o formulário, ou pela dificuldade de acesso às bases de dados que alimentam a declaração pré-preenchida.

1. Declaração pré-preenchida não aparece

A opção da declaração pré-preenchida pode não ser disponibilizada num primeiro momento por questões da Receita Federal ou porque você não tem uma conta gov.br nível ouro ou prata. Em 2025 a modalidade ficou acessível para os contribuintes somente semanas após o início da entrega do Imposto de Renda por conta de um atraso no fornecimento de dados por parte da Receita Federal.

2. Minha declaração pré-preenchida está em branco

A declaração pré-preenchida pode ficar em branco devido ao atraso na liberação dos dados pela Receita Federal, comum no início do prazo da entrega do Imposto de Renda, ou falta de envio de informações por fontes pagadoras.

3. Informações incorretas na declaração pré-preenchida

Não é incomum aparecerem informações incorretas na declaração pré-preenchida, como valores equivocados, por erro das instituições que declararam pagamentos ou recebimentos que servem de base para o cruzamento de dados da Receita Federal. Por isso, é importante revisar todas as informações fornecidas pela declaração pré-preenchida antes de entregar o formulário do Imposto de Renda.

Como autorizar outro CPF a baixar minha declaração pré-preenchida?

  1. Acesse o programa IRPF do ano correspondente ou o aplicativo Meu Imposto de Renda pelo celular;
  2. Entre com a sua conta gov.br;
  3. Procure a aba “autorizar o acesso”;
  4. Na página seguinte, informe o CPF da pessoa que deseja baixar a sua declaração pré-preenchida.
  5. A pessoa autorizada pode, agora, acessar a sua declaração pré-preenchida para baixar o arquivo.

Cada pessoa pode receber acesso simultâneo a até cinco declarações de Imposto de Renda, e a permissão é revogada automaticamente após seis meses.

Como imprimir declaração de Imposto de Renda pré-preenchida?

  1. Acesse o portal Meu Imposto de Renda da Receita Federal (cav.receita.fazenda.gov.br/portalmir);
  2. Selecione o ano da declaração que você quer imprimir;
  3. Na página seguinte, vá até a seção “Serviços Disponíveis” e escolha a opção “Documentos e Arquivos (Cópia da Declaração)”;
  4. Escolha qual arquivo deseja preencher: os arquivos da declaração, a cópia do recibo ou uma cópia da declaração pré-preenchida que você entregou à Receita Federal;
  5. Após baixar o arquivo em PDF da declaração pré-preenchida, selecione a opção para imprimi-lo.

Quem fez a declaração pré-preenchida recebe quando a restituição?

Quem faz a declaração pré-preenchida tem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda, e pode receber o pagamento logo no primeiro lote. Para ter ainda mais prioridade, vale configurar o recebimento da restituição no Pix.

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda facilita a sua vida

Após revisar os dados importados da declaração pré-preenchida, você ainda precisa decidir se o melhor caminho para você é a declaração simplificada (com desconto padrão de 20%) ou a completa (com deduções legais), para reduzir seu imposto a pagar ou aumentar sua restituição. Quer saber qual modelo é o mais vantajoso para o seu bolso este ano? Aprenda a escolher entre a declaração simplificada ou completa!

Homem trabalhando no computador sobre imposto de renda

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

banner Viva o presente sem medo. Nós cuidamos do futuro. Simule Agora! MAG Seguros
Paulo Cabral

Paulo Cabral

Paulo Cabral é supervisor institucional na MAG Seguros e atua com marketing e comunicação há mais de 15 anos. Com formação em Marketing, Design e pós-graduação em Direção de Arte e Gestão de Marketing, construiu sua carreira unindo criatividade, estratégia e sensibilidade humana. No blog da MAG, escreve sobre carreira, tendências de mercado, aposentadoria e planejamento familiar com uma linguagem clara e próxima, ajudando o leitor a tomar decisões mais conscientes para o presente e o futuro.