Você já se pegou contando os dias para receber sua restituição de IRPF 2025? Saber quando esse dinheiro extra pode cair na conta gera mais tranquilidade e permite se planejar melhor. Por isso, vale ficar por dentro das datas e conhecer o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025.
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução de valores pagos a mais durante o ano, conforme as regras da Receita Federal. A seguir você descobre como funciona o calendário de restituição do Imposto de Renda e quem tem prioridade no pagamento.
Quer entender melhor cada etapa desse processo e ficar por dentro de todas as datas importantes do Imposto de Renda 2025? Então, continue conosco e leia o artigo completo!
Datas para restituição do Imposto de Renda 2025
O calendário de restituição do Imposto de Renda vai de maio até setembro de 2025. Os lotes são formados segundo os valores repassados pelo Tesouro, e a primeira leva de pagamentos de IRPF abrange os grupos prioritários.
Calendário da restituição do Imposto de Renda 2025:
- 1º lote: 30 de maio de 2025;
- 2º lote: 30 junho de 2025;
- 3º lote: 31 julho de 2025;
- 4º lote: 20 agosto de 2025;
- 5º lote: 30 setembro de 2025.
Quais são as datas dos lotes residuais de 2025?
O pagamento dos lotes residuais acontece após os lotes principais, e bonifica contribuintes que tiveram problemas com a declaração, como informações erradas ou atraso na entrega do formulário. Não foram anunciadas ainda as datas dos lotes residuais. Se seguir o calendário de 2024, o pagamento será de outubro a fevereiro de 2026.
Lotes residuais da restituição do Imposto de Renda 2024:
- 1º lote residual: 30 de outubro de 2024;
- 2º lote residual: 29 de novembro de 2024;
- 3º lote residual: 31 de dezembro de 2024;
- 4º lote residual: 31 de janeiro de 2025;
- 5º lote residual: 28 de fevereiro de 2025.
Quando começa a restituição do Imposto de Renda 2025?
A restituição do Imposto de Renda 2025 começa logo após o fim do prazo de entrega da declaração. No dia 30 de maio será realizado o pagamento do primeiro lote de restituição, composto por grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores.
Quando sai o primeiro lote do Imposto de Renda 2025?
O pagamento do primeiro lote do Imposto de Renda 2025 cai na conta dia 30 de maio para contribuintes prioritários, como idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e PCDs.
Quando sai o último lote da restituição do Imposto de Renda 2025?
O último lote da restituição do Imposto de Renda 2025 está previsto para 30 de setembro. A partir dessa data, começa o pagamento dos lotes residuais para contribuintes que tiveram problemas com a sua declaração, que deve se estender até o ano seguinte.
Quem tem prioridade no calendário de restituição de Imposto de Renda?
Recebem no primeiro lote e desfrutam de prioridade no calendário de restituição de Imposto de Renda pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência ou doença grave, segundo o artigo nº 69 da lei 9.784.
O pagamento da restituição respeita a seguinte ordem:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave;
- Contribuintes com magistério como maior fonte de renda;
- Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix;
- Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
No caso de empate, a data de entrega das declarações é considerada fator de desempate.
Professores recebem restituição de Imposto de Renda em qual lote?
Professores cuja principal fonte de renda seja o magistério têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda, então recebem o pagamento no primeiro lote.
Como saber quando recebo a restituição do Imposto de Renda?
Você pode consultar pelo site da Receita Federal a restituição do Imposto de Renda para conferir quando deve receber o pagamento, se há valores a restituir.
- Acesse o site da Receita Federal;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Assinale o ano-exercício da declaração (nesse caso, é 2025);
- Resolva o captcha e pressione o botão “consultar”.
O status indicará se você estiver prestes a receber a restituição no próximo lote. Caso contrário, apenas informará que a declaração está “em fila de restituição”. Fique de olho no calendário da restituição do Imposto de Renda, porque as datas de liberação da consulta geralmente são uma semana antes do pagamento.
Que horas cai a restituição do Imposto de Renda 2025?
A restituição do Imposto de Renda costuma cair na conta do contribuinte a partir das 10h (horário de Brasília).
Quem caiu na malha fina em 2025 recebe quando?
A declaração “com pendências” deve ser retificada a tempo pelo contribuinte para receber a restituição nos lotes residuais, que costumam ser cinco levas entre 2025 e 2026.
Quanto tempo para cair a restituição do Imposto de Renda atrasado?
Se você atrasou a declaração do Imposto de Renda e tem imposto a restituir, você receberá a restituição nos últimos lotes após a entrega do formulário. Vale lembrar que a multa de atraso deve ser descontada do valor da restituição, se você não pagou a DARF ainda.
Como antecipar restituição do Imposto de Renda?
Não tem como antecipar o recebimento da restituição do Imposto de Renda em si, porém, você pode tomar algumas medidas para garantir que receba o pagamento o mais cedo possível.
Entregar a declaração de IRPF logo no início do prazo, optar pela opção pré-preenchida e escolher receber a restituição por Pix podem te ajudar a ficar nos primeiros lugares da fila de restituição, segundo a ordem de prioridades da Receita Federal.
Vale ressaltar que, se você decidir receber a restituição por Pix, a chave deve ser obrigatoriamente o seu CPF, o mesmo número informado no momento da declaração do Imposto de Renda.
Fique de olho no calendário de restituição do Imposto de Renda!
Acompanhe o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 para evitar surpresas e receba o seu dinheiro extra em dia! Caso o pagamento não seja realizado na data prevista, não se preocupe: aqui você descobre o que fazer para garantir que tudo se resolva sem maiores complicações.