Embedded insurance: conheça a comodidade do seguro integrado
Publicado em: 25/08/20256 minsÚltima modificação em: 13/08/2025

Seguros e Previdência

O que é embedded insurance? Saiba como ele pode mudar o mercado no Brasil

Embedded insurance é uma proteção que acompanha uma compra, como um seguro de celular que vem com o smartphone. Confira as vantagens de ter um seguro integrado!
Homem contrata embedded insurance em compra online

Você sabe o que é o embedded insurance? Talvez seja a sua primeira vez conhecendo esse termo, mas muito provavelmente você já fez alguma compra na Internet e apareceu a opção de contratar um seguro antes de concluir o pedido. E é aí que entra o embedded insurance (ou seguro integrado): ele surge ao final de uma compra de um celular com a oferta de fazer um seguro de danos mais barato, ou pela opção de adicionar um seguro de entregas ao fazer um pedido na Internet.

Esse é um serviço pouco conhecido, mas com grande potencial no Brasil: 72% dos compradores brasileiros contratariam seguros integrados, segundo a pesquisa The Embedded Insurance Survey. A contratação facilitada do embedded insurance, além dos seus preços mais em conta, prometem aumentar a penetração do mercado segurador no Brasil e garantir que mais pessoas contem com essa proteção financeira tão importante!

A seguir, você entende melhor como funciona o embedded insurance, os tipos disponíveis no mercado e quais as vantagens de fazer e oferecer um seguro integrado!

O que é embedded insurance?

Embedded insurance (literalmente, “seguro embutido”) é um tipo de seguro integrado à compra de um produto ou serviço. Ele surge em cena, por exemplo, quando você vai comprar uma passagem aérea e tem a opção de contratar um seguro-viagem com um só clique.

Essa oferta do seguro, integrada à jornada de compra, traz grande conveniência para o cliente, porque não é mais preciso interromper a compra para pesquisar e contratar uma apólice em outro lugar. Em vez disso, o cliente recebe uma oferta de proteção relevante, personalizada e com preço competitivo exatamente quando e onde ela é mais necessária.

Não é à toa que o embedded insurance tem um potencial imenso no mercado: segundo projeções do Boston Consulting Group (BCG), o mercado global de seguros integrados deve saltar de aproximadamente US$ 13 bilhões para mais de US$ 70 bilhões em prêmios brutos emitidos até 2030.

Qual a diferença do seguro integrado para o seguro comum?

No seguro tradicional, a responsabilidade de encontrar e contratar a proteção é inteiramente do consumidor: ele entra em contato com diferentes corretores ou seguradoras, compara apólices e decide qual delas lhe atende melhor. Já o embedded insurance inverte essa lógica: ele leva a proteção até o cliente no momento exato da necessidade. A oferta é feita de forma contextual, aparecendo como uma opção simples dentro da própria plataforma onde é feita a compra.

Tipos de embedded insurance​

O embedded insurance é basicamente qualquer oferta de seguro integrada à jornada do cliente, então ele pode aparecer no seu dia a dia na Internet de várias formas, como:

  • Contratar um seguro-viagem que cobre cancelamento de voos e atrasos na hora de comprar uma passagem aérea;
  • Pagar pelo seguro contra danos durante o processo de compra de um produto eletrônico, como celular ou tablet;
  • Fazer um seguro “de evento” ao comprar o ingresso de um show, para se proteger caso o concerto seja cancelado ou surja um imprevisto para você;
  • Contratar o seguro de cartão ao abrir uma conta bancária, assim você é indenizado caso perca o cartão novo;
  • Fazer um seguro de entregas ao vender algum produto em plataformas como Mercado Livre e Enjoei, para evitar prejuízo em caso de extravio ou dano à encomenda.

Vantagens do embedded insurance

A ascensão do embedded insurance não se deve apenas à tecnologia, mas aos benefícios claros que ele oferece tanto para consumidores quanto para as próprias empresas.

1. Contratação digital facilitada

Seja ao reservar um pacote de viagens ou comprar ingressos para um show, a incerteza pode gerar hesitação. Ao oferecer um embedded insurance de forma simples e digital, com apenas um clique, a empresa reduz a percepção de risco para o cliente e dá a segurança necessária para concluir a compra com mais confiança.

2. Proteção mais acessível e inclusiva

O embedded insurance democratiza o acesso à proteção financeira. O custo e a complexidade das apólices afastam muitas pessoas da contratação de um seguro, de forma que o modelo integrado quebra essa barreira ao oferecer produtos mais simples, focados em riscos específicos e com um custo diluído na compra principal.

3. Potencial para aumentar a compra de seguros no Brasil

Comprar seguros não é algo comum para a maior parte da população, então o mercado segurador tem baixa penetração no Brasil. No entanto, o embedded insurance tem o potencial de mudar este cenário ao associar a contratação do seguro a momentos de consumo do dia a dia. Esse é o primeiro passo para educar e habituar o brasileiro a se proteger.

Quando não vale a pena contratar um embedded insurance?

A proposta do embedded insurance é a contratação facilitada de um seguro com apenas um clique, mas não é um bom sinal se sentir pressionado a fazer o seguro por conta de pop-ups insistentes ou do discurso urgente do vendedor. Também não vale a pena optar pelo seguro integrado se o preço em oferta não cabe no seu orçamento. Pergunte a si mesmo: “Eu realmente preciso dessa proteção? O custo dela é proporcional ao risco que estou cobrindo?”.

Se você se interessou pelo embedded insurance, mas não tem certeza quanto à contratação no momento, vale a pena confirmar se a oferta ficará disponível depois da conclusão da compra. Assim, você pode fazer uma busca rápida no mercado por seguros equivalentes para avaliar preços e coberturas, e tomar a decisão no seu tempo.

Por que oferecer embedded insurance aos clientes?

Afinal, o que as empresas têm a ganhar com o embedded insurance? Esse produto ajuda a construir valor de marca, disponibiliza novas fontes de receitas e pode ser um diferencial para o negócio, ao proporcionar valor agregado aos clientes. Além disso, o índice de sinistralidade desse tipo de seguro é, em geral, menor do que o do seguro comum, o que dá uma boa margem de lucro para a empresa. Então, esse modelo cria uma relação “ganha-ganha-ganha”: para o cliente, para a empresa que vende o produto/serviço e para a seguradora por trás da tecnologia.

Em um mercado competitivo, qualquer diferencial tem o potencial de atrair novos clientes. Oferecer embedded insurance não só atrai e retém consumidores, mas também torna a empresa mais atraente para investidores que buscam negócios com alto potencial de crescimento. Se interessou? Então confira as opções de embedded insurance da Simple2u e se diferencie de seus concorrentes!

O embedded insurance é o futuro do mercado de seguros no Brasil

Não espere a oferta do embedded insurance para proteger o seu futuro! Confira as opções de seguro da MAG Seguros e descubra como é barato viver com a tranquilidade de um futuro seguro!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Beatriz Cardoso

Beatriz Cardoso

Beatriz Cardoso é analista de comunicação institucional na MAG Seguros. Jornalista com MBA em Marketing, tem mais de seis anos de experiência em redação digital, SEO e comunicação estratégica. No blog da MAG, produz conteúdos que conectam inovação, comportamento e futuro financeiro de forma clara, leve e acessível, sempre com o objetivo de informar, engajar e apoiar o leitor em suas escolhas e planejamentos.