O que é morte natural? Saiba como funciona o Seguro de Vida
Publicado em: 10/09/20258 minsÚltima modificação em: 08/09/2025

Seguros e Previdência

O que é morte natural no Seguro de Vida? Saiba como funciona

O que é considerado morte natural no Seguro de Vida? Entenda aqui como funciona essa cobertura e como atestá-la para receber o seu benefício!

Falar sobre a morte não é exatamente uma tarefa das mais agradáveis, não é mesmo? No entanto, fugir do assunto pode fazer com que não nos planejemos para um evento que terá um impacto muito grande na vida dos filhos, cônjuges e parentes em geral. Por isso, vamos falar aqui sobre o que é morte natural, segundo o Seguro de Vida, e por que vale a pena fazer um.

Afinal, para além da imensa dor da perda, existem questões práticas e financeiras que surgem e precisam ser resolvidas — e o seguro existe justamente para oferecer um amparo nessas horas. Continue a leitura para descobrir como esse planejamento pode trazer mais tranquilidade para o futuro de quem você ama.

O que é morte natural?

Morte natural é aquela que ocorre como resultado de uma doença ou de um processo degenerativo, ou seja, ela não é causada de fatores externos, como acidentes ou atos de violência.

Médicos consideram como morte por causas naturais quando o falecimento é causado por alguma doença aguda ou crônica, como pneumonia, câncer, diabetes e insuficiência cardíaca. O processo natural de envelhecimento, que leva à falência progressiva dos órgãos, também é considerado uma causa de morte natural.

Qual a diferença entre morte por causas naturais e morte acidental?

A principal diferença entre morte por causas naturais e morte acidental está na ausência de uma causa externa e imprevisível para a morte natural. Já a morte acidental surge “de repente” por força de um agente externo à pessoa. Por exemplo, se uma pessoa falece devido a um ataque cardíaco, a morte é natural. Porém, se essa mesma pessoa morre em uma colisão de carro, a morte é classificada como acidental.

Quais as causas de morte natural?

As seguintes causas são vistas como morte natural pela medicina porque não envolvem agentes externos, e referem-se apenas ao “mau funcionamento” do corpo como consequência de alguma doença ou condição crônica.

1. Doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares, como infarto, AVC, insuficiência cardíaca e hipertensão, são as que mais causam mortes naturais no Brasil e no mundo. Elas são responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil, o que equivale a aproximadamente 46 mortes por hora.

2. Neoplasias

Neoplasias são causas naturais de morte provocadas pelo crescimento descontrolado de células anormais, que podem se espalhar para outras partes do corpo. Aí incluem os diferentes tipos de câncer, como de pulmão, mama, próstata, etc.

3. Doenças respiratórias

Doenças respiratórias costumam ser crônicas (ou seja, de longa duração) ou agudas e são uma das principais causas de morte no Brasil, causando mais de 170 mil mortes por ano.

4. Doenças metabólicas

Danos à produção de hormônios pelo sistema endócrino e ao metabolismo do corpo podem causar grande impacto na expectativa de vida das pessoas, por meio do surgimento de doenças crônicas como diabetes e transtornos da tireoide. O Brasil é o quinto país do mundo em incidência de diabetes, atingindo quase 10% da população.

5. Infecções e parasitas

Infecções causadas por organismos como bactérias, vírus, fungos ou parasitas podem ser preveníveis, mas ainda assim têm um impacto relevante no Brasil. São causas naturais de morte deste grupo enfermidades como Aids, tuberculose, septicemia e a Covid-19.

O que é considerado morte natural no Seguro de Vida?

A cobertura do Seguro de Vida por morte natural cobre qualquer falecimento que não tenha sido causado por um acidente nem por violência, como morte por doença ou por complicações da idade. Porém, é importante conferir a seção de riscos excluídos da apólice para consultar eventuais exceções à cobertura, porque alguns seguros protegem contra causalidades de epidemias, por exemplo.

Também vale lembrar que a cobertura não contempla morte por condições preexistentes, então um segurado com câncer não tem direito à indenização em caso de morte decorrente da doença. Além disso, a seguradora se resguarda de casos de fraude, então é por isso que é importante ser honesto ao preencher a Declaração Pessoal de Saúde (DPS) no momento de contratação do Seguro de Vida.

Como funciona o Seguro de Vida por morte natural?

O Seguro de Vida por morte natural funciona da mesma forma que outras modalidades de seguro: o segurado realiza um pagamento recorrente à seguradora e, caso ocorra um sinistro previsto no contato, a seguradora paga uma indenização aos beneficiários.

A cobertura por morte natural é a mais básica de todas. O segurado pode optar por coberturas adicionais para maior proteção, como morte acidental, invalidez e antecipação especial por doenças graves. Assim, você garante recebimento do benefício caso não possa mais trabalhar ou contraia uma doença grave como câncer.

Seguro de Vida tem carência para morte natural?

É preciso consultar a apólice do seguro contratado para confirmar se há carência para cobertura de morte natural. A carência é o período inicial do contrato no qual o segurado não recebe indenização caso ocorra algum sinistro. Essa regra existe para proteger a seguradora contra a contratação do seguro por pessoas que já sabem ter uma doença grave em estágio terminal.

Por que fazer um Seguro de Vida por morte natural?

Fazer um Seguro de Vida ajuda a proteger a integridade material da família em um momento extremamente delicado, quando estão fragilizados pela perda de alguém muito querido. Mesmo que o segurado tenha organizado muito bem a sua sucessão, deixando testamento, legados, imóveis e outros bens, o seguro contribui para o pagamento das despesas mais urgentes, como contas vencidas, despesas médicas e custos com o funeral.

Outra vantagem do Seguro de Vida é que o resgate não exige qualquer tipo de burocracia, então basta apresentar a comprovação documental do óbito à seguradora. E aguardar o prazo de recebimento de benefício. Como esse montante não entra no processo de inventário, não é necessário esperar até a divisão de bens para utilizá-lo.

Cuidados ao contratar um Seguro de Vida por morte natural

Por mais que o Seguro de Vida seja importante para proteger a família, a sua contratação é uma escolha delicada que exige alguns cuidados especiais. Por exemplo, analise cuidadosamente as condições previstas na apólice. É bom verificar ponto a ponto todos os riscos expressamente cobertos e expressamente excluídos no contrato.

Também verifique se o seguro atende às suas peculiaridades. Não é bom contratar mais coberturas do que você precisa, já que isso encarece o prêmio, mas também não é bom ter uma proteção incompleta.

Por fim, talvez o maior cuidado é procurar uma empresa que tenha uma boa reputação e que já esteja no mercado há muitos anos com um histórico impecável. Como estamos falando de um seguro que provavelmente só será resgatado no longo prazo, temos que escolher uma empresa sólida com risco mínimo de se tornar insolvente e quebrar.

Como atestar morte natural para o Seguro de Vida?

Para atestar morte natural a fim de receber o Seguro de Vida, você deve apresentar à seguradora os seguintes documentos:

  • cópia autenticada da Certidão de Óbito;
  • cópia da carteira de identidade e CPF;
  • Formulário Declaração Médica de Morte Natural, preenchido pelo médico assistente do segurado, com firma reconhecida;
  • documentos médicos, tais como prontuários, receitas e laudos médicos.

A partir da entrega da documentação, a seguradora tem um prazo de 30 dias para passar a devolutiva da solicitação de resgate do seguro.

A morte natural não precisa ser um imprevisto

Perder alguém é, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis da vida. Contudo, em meio à dor, também há contas para pagar e uma série de procedimentos burocráticos que precisam ser resolvidos. Por isso que, mais do que uma indenização, o Seguro de Vida por morte natural representa a tranquilidade de saber que sua família terá o amparo financeiro necessário para lidar com as despesas imediatas e focar no que realmente importa: viver o luto e apoiar uns aos outros. Simule aqui e veja como o valor de um seguro por morte natural pode sair mais barato do que você acha.

simulação seguro de vida

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras é analista de comunicação institucional da MAG Seguros, onde atua há mais de sete anos. Jornalista com pós-graduação em Marketing, tem mais de uma década de experiência em comunicação, com foco em conteúdo digital e inbound marketing. No blog da MAG, transforma temas técnicos, como seguros, previdência e finanças, em informações simples e úteis para o dia a dia, ajudando o leitor a tomar decisões mais seguras e conscientes.