Conheça os principais mitos e verdades sobre Seguro de Vida
Publicado em: 02/06/20255 minsÚltima modificação em: 02/06/2025

Educação Financeira

Mitos e verdades sobre Seguro de Vida: tire suas maiores dúvidas aqui!

Tem dúvidas sobre o funcionamento e/ou contratação de seguros? Aqui você confere mitos e verdades sobre Seguro de Vida e a resposta para as suas dúvidas!

Apesar de cada vez mais disseminado entre a população, o Seguro de Vida é um produto que gera muitas dúvidas. Isso porque a grande maioria dos brasileiros ainda acredita que esta solução só deve ser utilizada para o caso de morte, assim como imaginam ser um produto muito caro.

Por isso, a seguir apresentamos os maiores mitos e verdades sobre Seguro de Vida, e explicamos tudo para você tirar suas dúvidas sobre seguros.

Mitos e verdades sobre o Seguro de Vida

Será que a sua dúvida sobre Seguro de Vida é mito ou verdade? Descubra nos tópicos a seguir!

Seguro de Vida só pode ser usado se a pessoa morrer.

MITO. As pessoas podem usufruir de seus seguros ainda em vida, seja utilizando as assistências oferecidas, ou mesmo indenizações que existem para serem usadas em vida, como para cobrir despesas durante o tratamento de doenças graves ou afastamento temporário do trabalho por conta de acidente ou doença.

Talvez seja a nomenclatura que confunda as pessoas, mas os Seguros de Vida cobrem mais do que o falecimento do contratante e podem ser usados em casos de invalidez, doenças graves, internações hospitalares, afastamento temporário do trabalho, etc.

Como há diferentes coberturas, você deve avaliar o tipo de apólice adequada para seu caso antes de assinar o contrato com a seguradora.

Preciso fazer uma análise clínica da minha saúde na hora da contratação.

VERDADE — mas depende da cobertura contratada. Se você procura uma cobertura por acidentes, as atividades que você desempenha é o que conta. Se a cobertura for relativa a doenças, a análise de saúde pode ser feita via um questionário simples (Declaração Pessoal de Saúde), que o cliente preenche no momento da contratação do plano, ou por meio de exames e entrevista realizada por um médico.

Quanto mais informações são fornecidas para a seguradora, maior pode ser o capital segurado e menor será o preço.

Seguro de Vida é caro.

MITO. O Seguro de Vida pode ser financeiramente acessível para muitas pessoas, dependendo da cobertura que se busca. Você pode começar com uma política que atenda ao seu orçamento atual e, posteriormente, adquirir uma cobertura adicional. Não existe um preço fixo, e quanto menores os riscos aos quais você se expõe, menores serão os valores pagos.

Suicídio é coberto por Seguro de Vida.

VERDADE (mais ou menos). Segundo o código civil brasileiro, a morte por suicídio somente é coberta pelo Seguro de Vida apenas 24 meses após a contratação. Caso ela ocorra durante esse período, a seguradora é obrigada a devolver os valores já pagos pelo segurado, deduzindo impostos e taxas administrativas, ao beneficiário.

Pessoas com doenças não podem contratar Seguro de Vida.

MITO. Não existe nenhuma base legal para afirmar que pessoas acometidas por alguma doença são impedidas de contratar Seguro de Vida. Porém, a doença pré-existente é um fator de risco maior, o que acarreta valores mais altos para a contratação do seguro.

Logo, certas doenças podem alterar o quanto você vai pagar, mas isso não o impedirá de fazer a contratação do Seguro de Vida.

Quem pratica esportes de risco pode contratar Seguro de Vida.

VERDADE. Porém, um estilo de vida mais suscetível a riscos requer uma solução mais específica e, portanto, mais cara. Ainda assim, a prática de alguns esportes que expõem demais a pessoa pode ser considerada “riscos excluídos” pelas seguradoras, ou seja, fazem com que o cliente não seja aceito.

Seguro de Vida é apenas para jovens.

MITO. Pensar que apenas quem é jovem precisa de um Seguro de Vida é algo insensato. Esse equívoco pode ser refutado com dados que comprovam o aumento da expectativa de vida no Brasil — a média chegará aos 80 anos em 2050, segundo estimativas do IBGE.

Saber que poderá contar com a cobertura caso tenha um acidente, ou que deixará sua família tranquila caso venha a falecer, é a alternativa que garante tranquilidade para pessoas de todas as idades.

Eu posso escolher qualquer pessoa como beneficiária do Seguro de Vida.

VERDADE. Você pode destinar o valor da indenização a um amigo, a parentes que não fazem parte da sua família nuclear e até mesmo a uma fundação ou instituição de caridade.

Além disso, a mudança dos beneficiários pode ser feita a qualquer momento, sem a necessidade de cancelamento do Seguro de Vida. Basta entrar em contato com a seguradora e solicitar a mudança.

Desvende os mitos e verdades do Seguro de Vida

Como você viu, não há motivos para seguir acreditando em determinados mitos sobre Seguro de Vida. Esperamos que este texto tenha ajudado você a entender melhor sua importância.

Tirou as suas dúvidas, mas ainda não sabe qual Seguro de Vida contratar? Conheça os nossos Seguros de Vida, faça simulações e descubra o plano que melhor atende às suas necessidades.

seguro ideal

Gostou do conteúdo? Compartilhe: