Qual o direito do consumidor no cancelamento de Seguro de Vida?
Publicado em: 12/11/20258 minsÚltima modificação em: 04/11/2025

Seguros e Previdência

Seguro de Vida devolve dinheiro se cancelar? Entenda o direito do consumidor

Não sabe o direito do consumidor em caso de cancelamento de Seguro de Vida? Aqui te explicamos se quando cancela Seguro de Vida devolve dinheiro e mais!
Cliente assina cancelamento do Seguro de Vida após conhecer o direito do consumidor

Muita gente acha que cancelamento de Seguro de Vida tem ressarcimento garantido, como se fosse uma poupança que pode ser sacada a qualquer momento. Porém, a realidade dos contratos de seguro é bem diferente e segue regras específicas estabelecidas pela legislação e pelas próprias seguradoras. Embora o consumidor tenha o direito de cancelar seu Seguro de Vida quando quiser, isso não significa que receberá de volta os valores já pagos, pois depende de fatores como tempo de contrato, tipo de cobertura e recorrência de pagamento.

Também é preciso estar atento às condições da apólice, pois pode haver cobrança de multa ou a necessidade de pagamento proporcional pelo tempo de cobertura utilizado, conforme regulamentado pela SUSEP. A seguir, explicamos para você quando o segurado tem direito a receber o dinheiro de volta ao cancelar o Seguro de Vida.

Posso cancelar Seguro de Vida a qualquer momento?

O segurado tem o direito de cancelar o Seguro de Vida quando quiser, pois esse é um direito do consumidor, mas ele perde o direito à indenização e à cobertura a partir do momento em que o pedido de cancelamento é formalizado junto à seguradora. Importante levar em consideração que, dependendo da apólice, cancelar o Seguro de Vida não garante reembolso dos prêmios pagos até então.

Tem multa para cancelar Seguro de Vida?

Dependendo da seguradora, você precisa pagar para cancelar o seguro porque algumas delas cobram multa pela rescisão de contrato — lembrando que é possível recorrer judicialmente para diminuir a multa, caso a considere abusiva. Além disso, pode ser necessário realizar o pagamento do prêmio proporcional aos dias de cobertura até a data de cancelamento do Seguro de Vida, conforme a tabela de prazo curto da SUSEP. Por isso, é importante consultar a apólice para conferir as condições para cancelamento do seguro e entrar em contato com a seguradora para entender se será necessário desembolsar alguma quantia nesse processo.

Qual o prazo para desistir de um Seguro de Vida?

O prazo para desistir da contratação de um Seguro de Vida e receber o reembolso total do valor pago é de 7 dias. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, este é o chamado “período de reflexão”, que permite o direito ao arrependimento da compra de algum produto ou serviço sem necessidade de justificar o cancelamento. Passado esse prazo, não é garantido o reembolso integral do prêmio do seguro.

Seguro de Vida devolve dinheiro se cancelar?

Quando cancela o Seguro de Vida, tem reembolso em casos específicos:

  • Quando o cancelamento do Seguro de Vida ocorre em até 7 dias corridos após a contratação, o segurado tem direito ao reembolso total do valor pago, pois se encaixa no direito do arrependimento;
  • Quando o segurado cancela o Seguro de Vida, mas já pagou o prêmio de meses em que não usufruiu da cobertura, ele pode receber o reembolso correspondente de acordo com a tabela de prazo curto da SUSEP;
  • Quando o segurado tem um Seguro de Vida resgatável, que permite recebimento de parte da reserva financeira ao encerrar o contrato, conforme condições previstas na apólice.

Tabela de prazo curto da SUSEP

Período (dias)Percentual sobre o prêmio anual
1513%
3020%
4527%
6030%
7537%
9040%
10546%
12050%
13556%
15060%
16566%
18070%
19573%
21075%
22578%
24080%
25584%
27085%
28588%
30090%
31593%
33095%
34598%
365100%

Fonte: Cartilha da SUSEP

Quando cancela o Seguro de Vida?

O Seguro de Vida pode ser cancelado automaticamente quando o segurado não paga a primeira parcela do prêmio, quando a seguradora paga a indenização integral em caso de sinistro, quando é detectada fraude na documentação do cliente, ou em caso de inadimplência por parte do segurado. O cancelamento também pode ser gerado quando o seguro ultrapassa do prazo de validade do contrato e não é renovado (seja pelo segurado ou pela seguradora).

O que acontece se cancelar o Seguro de Vida?

Ao cancelar o Seguro de Vida, a pessoa perde a cobertura automaticamente e fica desprotegida diante de imprevistos. O segurado tem direito a uma reserva financeira se ele contratou um Seguro de Vida resgatável, dependendo da apólice. Além disso, ele pode ter dificuldade em fazer um novo seguro no futuro, fora precisar cumprir um novo período de carência.

Existe cancelamento unilateral do Seguro de Vida?

Não existe cancelamento unilateral do Seguro de Vida pela seguradora. A nova lei de seguros proíbe a prática por considerá-la abusiva, portanto, em caso de rescisão do contrato por parte da empresa, ela deve notificar o cliente com antecedência e apresentar justificativa válida para tanto.

Como funciona o cancelamento de Seguro de Vida por falta de pagamento?

O cancelamento de Seguro de Vida por inadimplência pode acontecer apenas após um período de tolerância de 90 dias para a quitação dos prêmios atrasados, seguido por notificação da seguradora pelo menos 10 dias antes de rescindir o contrato por falta de pagamento. Quando o segurado deixa de pagar o prêmio, a cobertura do seguro é automaticamente suspensa e o cliente perde direito à indenização em caso de sinistro durante esse período.

Vale apontar que algumas seguradoras cancelam o Seguro de Vida caso você deixe de pagar o prêmio três vezes (consecutivas ou não), dependendo das condições da apólice. Quando o segurado paga os prêmios atrasados, as suas coberturas são restabelecidas em até 24 horas após o registro de pagamento, e ele volta a ter direito à indenização por sinistro ocorrido nesse meio-tempo.

materiais gratuitos

Por que não vale a pena cancelar o Seguro de Vida

Cancelar o Seguro de Vida significa perder automaticamente a cobertura. Vale lembrar que, se você mudar de ideia mais tarde, o processo para contratar um novo seguro pode ser mais complicado, pois você deve passar novamente pelo período de carência e pode se enquadrar em algum risco excluído. Além disso, a idade pode deixar o prêmio mais caro. Mas isso é só o começo! Nós te mostramos a seguir mais motivos que mostram por que não vale a pena cancelar o Seguro de Vida.

1. O Seguro de Vida tem um custo-benefício muito bom

Pare para pensar em como o valor do prêmio do Seguro de Vida te dá direito a um ótimo capital segurado, que manterá o seu padrão de vida e protegerá a sua família em caso de imprevistos. Desse ponto de vista, pagar cerca de R$ 100 ao mês para poder receber uma cobertura de invalidez e de morte de mais de R$ 200 mil (cada) é um bom negócio. Dependendo da situação, pode-se considerar que o Seguro de Vida apresentar um retorno maior até do que alguns investimentos.

2. Você abre mão da tranquilidade diante dos imprevistos

Ninguém sabe o dia de amanhã. Ainda que seja um grande clichê, é verdade. O Seguro de Vida é um daqueles produtos que quem tem nunca quer usar, porém, quando o imprevisto acontece… Ele fornece uma grande ajuda no apoio financeiro a você e a quem você ama. Saber que sua família estará amparada em uma emergência traz uma tranquilidade que o valor financeiro não pode comprar.

3. É melhor trocar a cobertura do Seguro de Vida do que cancelá-lo

Seguros de Vida oferecem diversos benefícios, como assistência pet, desconto em medicamentos, serviço de telemedicina… Se você sente que ele é apenas mais um gasto no orçamento, isso pode ser um sinal de que a cobertura do seu seguro não atende às suas necessidades.

Em vez de cancelar, entre em contato com o seu corretor ou com a seguradora para descobrir quais os serviços disponíveis, e como você pode aproveitar melhor o seu Seguro de Vida. Se a sua questão for principalmente financeira, avalie a possibilidade de diminuir o valor das coberturas para ajustar a mensalidade ao seu orçamento. Contudo, é importante levar em consideração que isso impacta o valor do seu benefício em caso de sinistro.

4. Fazer um Seguro de Vida resgatável é sempre uma opção

Se você sente falta de um retorno financeiro mais concreto do Seguro de Vida, então o seguro resgatável pode ser a opção mais adequada para as suas necessidades. Esse tipo de seguro funciona de maneira semelhante às coberturas comuns, mas sua principal diferença é a opção de resgatar ainda em vida a reserva financeira formada por parte dos prêmios pagos.

5. Você perde o valor investido no seguro até então

Quando você cancela o Seguro de Vida, você não tem direito à “restituição” de todos os prêmios que já pagou porque eles serviram para custear a sua proteção durante o período em que a apólice estava ativa. Mesmo que você tenha contratado um seguro resgatável, você só ganha de volta uma parcela do que você já investiu durante todo esse tempo — e, se for nos primeiros anos do contrato, você pode terminar recebendo nada.

Cancelar o Seguro de Vida não é a melhor opção

Cancelar um Seguro de Vida é uma decisão muito séria e que geralmente não vale a pena, pois você abre mão da proteção financeira de quem você mais ama. Por isso, se você está considerando essa opção por dificuldades financeiras ou por sentir que o seu plano não o atende mais, entre em contato com nossa equipe de especialistas para orientarmos você da melhor forma.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras é analista de comunicação institucional da MAG Seguros, onde atua há mais de sete anos. Jornalista com pós-graduação em Marketing, tem mais de uma década de experiência em comunicação, com foco em conteúdo digital e inbound marketing. No blog da MAG, transforma temas técnicos, como seguros, previdência e finanças, em informações simples e úteis para o dia a dia, ajudando o leitor a tomar decisões mais seguras e conscientes.